“Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.”
Hoje em dia ouvimos falar muito em ser competente, mas como podemos definir o conceito de Competência? Não é nada fácil chegar a uma unanimidade nesse assunto, nem mesmo encontrar critérios de comparação que sejam válidos pois as pessoas são diferentes umas das outras e as organizações também buscam comportamentos diferentes de acordo com sua visão.
Mas muitas organizações utilizam o conceito C.H.A. para definir competência.
O C.H.A se refere a um ideograma de Conhecimento, Habilidade e Atitude e a partir desse referencial é possível mensurar a competência.
Assim:
O C significa Conhecimento . É o que aprendemos nas escolas, nas universidades, na vida, nos livros e no trabalho. Diz respeito à pessoa dominar um determinado Know-how , algo que tenha valor para empresa e para ela mesma. Sabemos de muitas coisas, mas não utilizamos tudo o que sabemos.. É o saber.
O H significa Habilidade. É tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos “arquivos” no dia-a-dia para produzir resultados. É o saber fazer.
O A significa Atitude. É o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, é ser assertivo e proativo, ter iniciativa. Diz respeito ao indivíduo não esperar as coisas acontecerem. É o querer fazer.
Segundo essa definição, alguém pode ser considerado incompetente mesmo que conheça muito bem um assunto, se não tiver a habilidade e a atitude para produzir resultados com isso.
Da mesma forma, alguém entusiasmado e cheio de atitude pode ser incompetente se não dominar os conhecimentos necessários e a habilidade a um bom desempenho de seu trabalho. Como vemos, este é um conceito muito amplo e envolve o saber, saber fazer, e querer fazer.
Você pode encontrar mais sobre esse assunto no livro “Metacompetência” de Eugênio Mussak,